THE ROLE OF LITERATURE IN UNDERGRADUATE COURSES
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p24Keywords:
ensino de literatura, leitor literário, formação do leitorAbstract
This paper was carried out to discuss the background development of teachers of literature in undergraduate courses, mainly the foreign languages and literatures courses. Although such courses are meant for preparing teachers to act in different fields which presuppose reading and writing skills as basic qualities, most of those teachers are meant for a teaching role, in which he/she will teach Portuguese language, a discipline which also comprises literature. Such a condition makes indispensable taking into account dealing with literature in classroom as something inherent to the profile of prospective teachers, what not always receives the due attention in such courses.
Downloads
References
ABUNDANCIA, Rita. Chega o pornô em áudio: esqueça a imagem, pois o som pode ser muito mais excitante. El País, 6 fev. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/ 2019/02/02/tecnologia/1549135690_778047.html. Acesso em: 25.8.2019.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Tradução Nilson Moulin.. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2002.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3.ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995, p. 235-63.
FERREIRA, Lívia. A convivência com os textos. Assis-SP: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, 1970.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Tradução Leny Werneck. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
POUND, Ezra. Abc da literatura. Tradução Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1973.
RIBEIRO, Renato Janine. A pátria educadora em colapso: reflexões de um ex-ministro sobre a derrocada de Dilma Rousseff e o futuro da educação no Brasil. São Paulo: Três Estrelas, 2018.
SALOMÓN, Félix Benjamín Caignet. El derecho de nacer, 1952. Novela para o rádio.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
TWENGE, Jean M. iGen: por que as crianças superconectadas de hoje estão crescendo menos rebeldes, mais tolerantes, menos felizes e completamente despreparadas para a idade adulta. Tradução Thaïs Costa. São Paulo: Editora nVersos, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.