LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO

Authors

  • Rubenilson Pereira de Araujo

Abstract

Este artigo analisa atividades de leitura num livro didático de Língua Portuguesa de 6º ao 9ºano do Ensino Fundamental. Partindo dos conceitos de leitura, literatura e letramentoliterário, constatamos o conceito adotado, verificando se as reflexões teóricas de letramentoliterário têm sido incorporadas no livro didático no tocante ao ensino da leitura de textosliterários e/ou nas propostas apresentadas para a formação do leitor apto a apreciar a literatura.Para essa empreitada, utilizamos o exemplar de LDLP adotado por 84% das escolas públicasestaduais de Ensino Fundamental II da regional de P. Nacional-TO, distribuído pelo FNDEpara o triênio anterior. A coleção é voltada para os anos finais do Ensino Fundamental,denominada “Tudo é linguagem”, de autoria de Ana Borgatto, Terezinha Bertin e VeraMarchezi. Fundamentamos em estudos teóricos a respeito do tema, além de considerar osPCN de L. P. e o guia PNLD 2008. Buscamos critérios reflexivos sobre as atividades deleitura na perspectiva do letramento literário, objetivando a formação do leitor letrado ecônscio de suas idiossincrasias, relativas à experiência de fruição estética. Os resultadosdemonstram que as autoras apropriam-se parcialmente do conceito de letramento literáriovoltado para a formação de um leitor apreciador da literatura e também engajado aos textos decirculação social. Notamos que a obra necessita de algumas adequações nos volumes das duasúltimas séries, visto a incidência de textos literários reduzirem em virtude da variedade degêneros e tipologias textuais e/ou da dificuldade em associar conteúdos gramaticais maiscomplexos à temática, utilizando assim, o texto literário como pretexto ou sua fragmentaçãopara abordagem de outro conteúdo de análise linguística.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Rubenilson Pereira de Araujo

Mestrando em Ensino de Língua e Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UniversidadeFederal do Tocantins – MELL/UFT. Professor da rede estadual SEDUC-TO.

How to Cite

Pereira de Araujo, R. (2014). LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDLP) E O LETRAMENTO LITERÁRIO. EntreLetras, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/885