LETRAMENTO LITERÁRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Abstract
O objetivo deste artigo é refletir em torno do papel da literatura na formação e na atuação deprofessores de língua estrangeira, tendo em vista que a literatura aí constitui um saber cujavalidade é frequentemente questionada, mesmo dentro da universidade, por discursos que seoriginam em diferentes esferas sociais. A partir do referencial teórico bakhtiniano, tentamosassinalar o modo como os discursos postos em circulação nas esferas da escola e dos cursoslivres, sobretudo, produzem uma inegável ancoragem nas cenas de enunciação cuja intenção éensinar/aprender literatura no contexto das licenciaturas de língua estrangeira. Ao longo dotrabalho, levantamos dados relativos aos currículos atuais de alguns cursos de Letrasoferecidos por universidades públicas do Rio de Janeiro, buscamos refletir sobre asproblemáticas advindas com as mudanças exigidas pela legislação que normatiza a reformadas licenciaturas (CNE/CP 2002/1-2) e trazemos à baila a polêmica em torno do (des)interessedos estudantes formados em Letras pela literatura. O percurso desta reflexão leva-nos adiscutir o conceito de letramento literário, no sentido de mostrar como a instânciauniversitária vem sendo pouco enfatizada e problematizada pelas pesquisas relacionadas àleitura e à formação do leitor literário no Brasil. Com isso, apontamos a importância de serepensar o papel da universidade na formação efetiva de professores-leitores da literatura emlíngua estrangeira.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.