DIFERENTES EXPECTATIVAS ACERCA DO ENSINO DA PRÁTICA DE LETRAMENTO DA RESENHA
Abstract
O objetivo do presente trabalho é o de analisar as diferentes expectativas que alunos eprofessores do curso de Letras têm acerca do ensino da prática de letramento do gêneroresenha crítica. Para tal, recorre-se às postulações de alguns pesquisadores que integram aárea dos Novos Estudos do Letramento (GEE, 1996; 2001; LEA e STREET, 1998, LILLIS,1999, entre outros). Esse trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunhoetnográfico, visto este instrumental ter permitido estabelecer relações entre as históriaspregressas de letramento das alunas, suas expectativas em torno do ensino da resenha crítica eas formas com as quais os professores ensinam o gênero. Os dados analisados, obtidos atravésde uma entrevista aberta com três alunas e gravação de duas aulas de dois professores,revelam que as estudantes esperavam, entre outras coisas, que o ensino da resenha fosse vistocomo um processo, a partir de uma perspectiva discursiva, e não como resultado datransferência de letramento de alguns de seus aspectos globais.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.