POSSÍVEIS MARCAS DE ORALIDADE EM MANUSCRITOS DE ANTONINA
Abstract
Procura-se comprovar com este breve trabalho a existência de marcas da oralidade emmanuscritos paranaenses, produzidos nos séculos XVIII e XIX. Apesar da forma policiada comque foram redigidos tais textos, em termos de adequação à norma culta, neles sempre despontam,aqui e ali, traços da língua oral. Busca-se observar estes vestígios através da estrutura sintática ede marcas ortográficas, tentando-se verificar a possível influência da oralidade então vigente, aqual indicaria os rumos diacrônicos que a língua portuguesa falada no Paraná seguiria nos séculosseguintes. É uma pesquisa de natureza histórica, mas com aplicação sincrônica, na realidadelinguística do Paraná.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.