IDEOLOGIAS NO ATO DE NOMEAR: A TOPONÍMIA REVELANDO MUDANÇAS NAS RELAÇÕES DE PODER DE UMA COMUNIDADE
Abstract
Este trabalho tem por objetivo investigar denominações toponímicas de alguns bairros, ruas e escolas de Bento Gonçalves, um município da região de colonização italiana localizado na Serra Gaúcha, identificando ideologias presentes e relacionando-as com etnias e nacionalidade. A base teórica é auferida em Dick (1990; 1996; 2001) e em alguns teóricos da Análise do Discurso e da noção de ideologia. O método é o da pesquisa bibliográfica, associada à análise de documentos e entrevistas. A Análise do Discurso, de modo geral, considera a relação da linguagem com as condições de produção do discurso: o falante, o ouvinte, os contextos histórico-social e o de comunicação. O sujeito se constitui e se significa ao produzir sentidos para os discursos dos quais participa, por isso sua história, cultura, língua e ideologia influenciam nesse processo de formação. Dessa forma, é a partir, principalmente, dessas concepções, que neste artigo desenvolve-se uma reflexão acerca das relações ideológicas que as denominações de algumas ruas, bairros e escolas da cidade de Bento Gonçalves podem possuir. O ato de nomear, visto como um discurso, revela não só aspectos descritivos e histórico-culturais, mas também ideológicos, e deixa entrever relações de poder.Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.