O SILÊNCIO QUE GRITA
UMA ANÁLISE DO SILENCIAMENTO DOS TERMOS RELATIVOS À ORIENTAÇÃO SEXUAL NA TERCEIRA VERSÃO DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e18949Palabras clave:
BNCC, Análise do Discurso, silêncio, Orientação SexualResumen
Este estudo busca compreender, a partir da análise da retirada de trechos referentes a orientação sexual na última edição da BNCC, como o silenciamento opera nas documentações oficiais da educação brasileira. Partindo das teorizações de Eni Orlandi (2007) a respeito do silêncio para a Análise do Discurso, analisamos os efeitos de sentido provocados por essa retirada, entendendo a última publicação da BNCC enquanto acontecimento discursivo, pois reverbera na produção de outros documentos como a Documentação Curricular do Tocantins (DCT). Assim, promove-se, ao final, uma reflexão acerca da situação sócio-histórica da educação brasileira com relação às políticas de diminuição de preconceito.
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