A SEQUÊNCIA BÁSICA E O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO CONTO FASTÁSTICO REGIONAL

Autores/as

  • Ivonildo Da Silva Reis Uece

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p151

Resumen

Atividades de leitura envolvendo o texto literário ainda se fazem pouco presentes nas salas de aula de nosso país. Tendo como base essa realidade, propõe-se aqui a análise do conto O Guajara (SALGUEIRO, 2011), pertencente ao estilo regional e fantástico. Nosso campo de ação é uma turma da Educação de Jovens e Adultos, correspondente ao 6º a 9º ano do Ensino Fundamental 2. Para tanto, realiza-se uma pesquisa bibliográfica e discussão a partir de autores como Cotázar (2006) e Pinheiro (2008). Para o desenvolvimento da atividade, valemo-nos de elementos da sequência básica e do círculo de leitura, explicitados em Cosson (2006). Concebe-se a compreensão e interpretação do texto como um fazer coletivo, de modo que a interação entre aluno/professor/aluno é o procedimento fundante desta prática pedagógica. Um dos caminhos aqui apontados para despertar o interesse pelo texto literário e o prazer por este proporcionado está alicerçado na necessidade de valorizar os saberes culturais do aluno, partindo da região em que ele está inserido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-28

Cómo citar

Da Silva Reis, I. (2018). A SEQUÊNCIA BÁSICA E O CÍRCULO DE LEITURA COMO PRÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS POR MEIO DO CONTO FASTÁSTICO REGIONAL. EntreLetras, 9(2), 151–163. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p151