DAS ESPERTEZAS DE JOÃO GRILO ÀS ARTIMANHAS DE CANÇÃO DO FOGO

ENTRE EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p565

Palabras clave:

formação de leitores, literatura de cordel, ensino de literatura

Resumen

O presente trabalho trata de um conjunto de ações didáticas a partir da leitura de cordéis sobre a temática da esperteza com alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública no cariri paraibano. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que, através da leitura efetiva do texto literário, pudemos expandir as práticas de leitura na turma em que atuamos, como também fazer com que o gênero cordel circulasse e fosse conhecido, mais amiúde, pelos alunos, assim como levamos os discentes à reflexão crítica acerca do que é ser esperto em nosso país.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Medeiros da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e do curso de Letras, área de Literatura, do Centro de Ciências Humanas e Exatas – Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba, coordenador de área do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em Monteiro – PB.     

Citas

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Literatura e formação de leitores na escola. In: COSSON, Rildo; MACIEL, Francisca; PAIVA, Aparecida (coord.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da educação, secretaria de educação básica, 2010, p. 89-106.

ALVES, José Hélder Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs.). Leitura de Literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2014, p.35-49.

BARROS, Leandro Gomes de. A vida do Cancão de fogo e seu testamento. Editora tupiniquin: Fortaleza, 2002.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. Rev. ampl. São Paulo: Duas cidades, 1995.

______. A literatura e a formação do homem. In: ______. Textos de intervenção. Seleção, apresentações e notas de Vinicíus Dantas. São Paulo: Ed. 34, duas cidades, 2002.

COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: ______; MACIEL, Francisca; PAIVA, Aparecida (Orgs). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da educação; Secretaria de educação básica, 2010, p. 55-68.

FERRAREZI JR, Celso e CARVALHO, Robson S. de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola, 2017.

GERALDI, João Wanderley. A leitura de texto. In: ______. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 165-179.

______. Unidades básicas do ensino de português. In: ______. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997, p. 59-79.

GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões; SOUZA, Renata Junqueira. Estratégias de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010. p. 45-151.

LUCENA, Antônio. As proezas de João Grilo Neto. Cordelaria Poeta Manoel Monteiro: Campina Grande, sem data.

MARTINS, Thaísa Rochelle Pereira. Entre inferências e conexões: uma sugestão de abordagem com o livro até as princesas soltam pum, de Ilan Brenman. In: SOUZA, Renata Junqueira de; PINHEIRO, Hélder. Literatura infantil e formação de leitores: estratégias de leitura. Campina Grande: UFCG, 2015. p. 55-71.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. João Pessoa: Ideia, 2002.

SILVA, Marcelo Medeiros da. “Uma estranha na sala de aula: interculturalidade, letramento literário e ensino”. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 57, e575, 2019.

______. “Literatura, poesia e ensino: considerações a partir da formação de professores”. Revista Práticas de Linguagem. v.7, 2017, p.119 – 112.

______. Falando de leitura, poesia e amor com alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado. Campina Grande: Universidade Federal de Campina Grande, 2006.

Publicado

2020-05-01

Cómo citar

Cardoso Silva, A., & da Silva, M. M. (2020). DAS ESPERTEZAS DE JOÃO GRILO ÀS ARTIMANHAS DE CANÇÃO DO FOGO: ENTRE EXPERIÊNCIAS E PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NA ESCOLA. EntreLetras, 11(1), 565–580. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p565