GRACILIANO RAMOS: o artista e o intelectual das “Memórias do Cárcere”

Autores/as

  • Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira
  • Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira Universidade Federal Fluminense - UFU

Resumen

Este trabalho intenta analisar a atuação do escritor e intelectual Graciliano Ramos, que seinsere no denominado “Romance de 30” da Literatura Brasileira do século XX, fazendo umrecorte ao destacar a narrativa Memórias do cárcere (1953). Tenciona-se enfocar a obra doautor alagoano à luz da teoria do crítico, escritor e filósofo alemão Walter Benjamin, acercado “Conceito de História”, mostrando como a obra de Graciliano Ramos pode ser vista comoum exemplo de escrita cuja postura narrativa assumida é a de colocar-se ao lado dosoprimidos, numa época em que a arte tinha relação com o modo como deveria ser entendido oprocesso de modernização do país, que buscava uma posição diante dessa modernidade e quese apresentava como um grande desafio para os intelectuais brasileiros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Maria Abrahão dos Santos Oliveira

Doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (RJ). Bolsista do CNPq. Grupode Pesquisa”Viagens: entre literaturas e culturas”(Diretório do Grupo de Pesquisas do CNPq)

Cómo citar

Abrahão dos Santos Oliveira, A. M., & Oliveira, A. M. A. dos S. (2014). GRACILIANO RAMOS: o artista e o intelectual das “Memórias do Cárcere”. EntreLetras, 2(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/901