O COMPONENTE LEXICULTURAL EM DICIONÁRIOS PARA APRENDIZES
Resumen
Aprendizes de línguas costumam usar o dicionário frequentemente. A informação mais procurada é o significado da palavra (dado por uma explicação, um sinônimo ou um equivalente, correspondente ou tradução). Também explicações breves, como notas culturais sobre a cultura de países cujos falantes se expressam por meio da língua estrangeira (inglês) ajudarão o aprendiz a compreender melhor as palavras e expressões específicas de determinada língua. Algumas palavras e expressões contêm uma carga cultural que os falantes nativos conhecem. Nas palavras com carga cultural compartilhada, o componente cultural manifesta-se com mais intensidade em relação às outras palavras do léxico. Tal valor/carga são significados que se manifestam no uso da língua os quais são compartilhados por falantes nativos. Entretanto, o significado destas palavras culturalmente marcadas não é apreendido por todos os aprendizes de língua estrangeira. Para se transmitir essa carga cultural, isto é, para informar o significado verdadeiro e completo de tais palavras e expressões, não bastam as explicações comuns nos dicionários, simples sinônimos ou equivalentes. Contudo, a inclusão de temas culturais no universo da sala de aula de língua estrangeira deve ser abordada levando-se em conta o contexto no qual os aprendizes estão inseridos mostrando que diferentes indivíduos pensam e agem de diferentes maneiras. A sociedade atual é marcada pela diversidade linguística e cultural. Deste modo, há uma necessidade urgente em preparar o aprendiz de língua estrangeira para compartilhar valores e ideias em contextos multilíngues e multiculturais.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.