DICIONÁRIO ESCOLAR XERENTE – PORTUGUÊS / PORTUGUÊS – XERENTE: UMA BREVE ANÁLISE DA MACRO E DA MICROESTRUTURA
Resumen
Este trabalho volta sua atenção para o Dicionário Escolar Xerente, que é uma ferramenta de consulta utilizada pelos alunos e aprendizes da língua Xerente (Akwẽ) com o objetivo de analisar alguns aspectos macro e microestruturais deste dicionário, observando os critérios utilizados para que o mesmo tenha sido classificado como um dicionário escolar. Devemos considerar, primeiramente, que a confecção de um dicionário para uma língua possibilita uma contribuição para o conhecimento universal linguístico desta. Outra contribuição decorrente da realização desse tipo de trabalho é a oportunidade que a comunidade falante da língua pesquisada tem de fazer uso de um dicionário como instrumento didático-pedagógico, para trabalho de manutenção e revitalização da língua. Este estudo nos possibilitou abordar brevemente temas relacionados à lexicografia bilíngue, já que a análise de um dicionário escolar bilíngue traz em si a necessidade de estudo a este respeito. Sabemos que a elaboração de um dicionário é um modo eficaz de descrever uma língua, dessa forma, a análise da obra nos remeteu a um conhecimento mais aprofundado sobre a língua estudada.Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.