ENSINO DE PORTUGUÊS: GRAMÁTICA E TEXTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS
Mots-clés :
Ensino de português, ensino médio, textos didático-pedagógicos, livro didático.Résumé
O ensino de português no nível médio, conforme sinalizam os documentos balizadores para a educação básica - PCNEM (1999 e 2006), por exemplo - deve ser dado na perspectiva da descrição e da reflexão linguística, do estudo dos gêneros textuais e da promoção do letramento, por intermédio do estudo dos mais variados textos. Lembramos que um ponto importante nessa discussão é o uso dos textos didático-pedagógicos, textos previamente elaborados para fins educacionais, que têm o livro didático como o mais representativo. Considerando, pois, a relevância do tema, este estudo, de uma maneira geral, visa analisar como os textos didático-pedagógicos, em particular o livro didático, tratam as questões linguísticas na seção destinada ao ensino de gramática. Situado no âmbito da Linguística Aplicada, este estudo é conduzido numa perspectiva qualitativa e interpretativista, seguindo-se aportes da Linguística Funcional, da Linguística de Texto, do Sociointeracionismo e da Didática de Língua Materna. Com os resultados, pudemos verificar que nos dois livros didáticos analisados, de duas escolas da cidade do Natal/RN, o que denominamos de textos didático-pedagógicos, o conceito de língua ainda é visto como um sistema de códigos organizados e estruturados que servem de canal para a comunicação, em que as questões de língua são apresentadas, de maneira geral, isoladas do uso e a partir de exercícios que priorizam a memorização de regras gramaticais.Téléchargements
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