ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: RELAÇÕES ENTRE OBRAS LITERÁRIAS E ESTUDOS GRAMATICAIS

Auteurs-es

  • Antonio Adailton Silva UFT - Universidade Federal do Tocantins
  • Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mots-clés :

Língua Portuguesa. Literatura. Gramática. Ensino

Résumé

O objetivo deste trabalho é discutir as obras literárias como material profícuo para os estudos gramaticais no ensino médio. Parte-se de dois objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: estudar recursos expressivos da linguagem, relacionando-os com seus contextos; e respeitar e preservar as diferentes manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais. Para tanto, inicia-se com a discussão do conceito de gêneros textuais e da sua importância no ensino de Língua Portuguesa, salientando a importância de não se empregar textos fabricados apenas para um fim didático, e sim textos autênticos, escritos dentro do cotidiano, em variedades linguísticas de prestígio ou outras, usuais do português brasileiro. Filia-se aqui ao posicionamento das gramáticas pedagógicas contemporâneas, segundo as quais o estudo da gramática não garante a formação de bons escritores ou falantes, o que acontecerá apenas com a aquisição da normatividade linguística. Portanto, a gramática deve ser ensinada por meio de métodos que possibilitem aos alunos a reflexão sobre a própria língua, percebendo e aplicando diferentes modos de mobilizar e articular os gêneros, as frases, as palavras, as letras e os sons para obter sucesso no ato da comunicação - ou até da reflexão ou contemplação. O norte teórico deste trabalho é composto pelos seguintes autores: Koch, Soares, Bagno e Perini e a sua base epistemológica está calcada na Fenomenologia de Merleau-Ponty.    

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Comment citer

Silva, A. A., & Oliveira, L. R. P. F. de. (2015). ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: RELAÇÕES ENTRE OBRAS LITERÁRIAS E ESTUDOS GRAMATICAIS. EntreLetras, 5(2), 58–73. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1318