ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA: RELAÇÕES ENTRE OBRAS LITERÁRIAS E ESTUDOS GRAMATICAIS
Mots-clés :
Língua Portuguesa. Literatura. Gramática. EnsinoRésumé
O objetivo deste trabalho é discutir as obras literárias como material profícuo para os estudos gramaticais no ensino médio. Parte-se de dois objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: estudar recursos expressivos da linguagem, relacionando-os com seus contextos; e respeitar e preservar as diferentes manifestações da linguagem utilizadas por diferentes grupos sociais. Para tanto, inicia-se com a discussão do conceito de gêneros textuais e da sua importância no ensino de Língua Portuguesa, salientando a importância de não se empregar textos fabricados apenas para um fim didático, e sim textos autênticos, escritos dentro do cotidiano, em variedades linguísticas de prestígio ou outras, usuais do português brasileiro. Filia-se aqui ao posicionamento das gramáticas pedagógicas contemporâneas, segundo as quais o estudo da gramática não garante a formação de bons escritores ou falantes, o que acontecerá apenas com a aquisição da normatividade linguística. Portanto, a gramática deve ser ensinada por meio de métodos que possibilitem aos alunos a reflexão sobre a própria língua, percebendo e aplicando diferentes modos de mobilizar e articular os gêneros, as frases, as palavras, as letras e os sons para obter sucesso no ato da comunicação - ou até da reflexão ou contemplação. O norte teórico deste trabalho é composto pelos seguintes autores: Koch, Soares, Bagno e Perini e a sua base epistemológica está calcada na Fenomenologia de Merleau-Ponty.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.