ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS MANAUAIS DE NORMA CULTA NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Auteurs-es

  • Josicarla Gomes de Mendonça UFT - Universidade Federal do Tocantins

Mots-clés :

Língua, gramática, preconceito.

Résumé

Desde que a língua passou a ser comercializada como forma de indicar a estrutura correta do "bem falar" e do "bem escrever", pode-se observar os vários tipos de preconceitos implícitos nos discursos dos gramaticistas que desenvolvem materiais de auxílio. Os materiais denominados de "dicas de português", independente de serem falados (vídeos) ou escritos (manuais, artigos e/ou colunas), trazem preconceitos nas modalidades: econômica, histórico e social. Este último capaz de dividir a sociedade, que tem como o português brasileiro sua língua materna, em blocos de quem sabe e de quem não sabe "falar corretamente". Os valores sociais relacionados a uma forma privilegiada de se falar, associada a um conjunto de valores pré-estabelecidos dentro de determinada sociedade são mais valorizados do que as demais variantes linguísticas, que ao contrário, trazem marcas de despreparo e desvalorização. As variações linguísticas são as formas como a língua se apresenta na sociedade e variam de acordo com o contexto histórico, geográfico e sócio-cultural no qual os falantes dessa língua interagem verbalmente. É necessário que o aluno tenha acesso à aprendizagem da norma culta da língua, não para tê-la como uma língua invariável, mas para ampliar suas competências linguísticas. O objetivo é evidenciar o preconceito linguístico dentro da sala de aula quando o professor de Língua Portuguesa assume uma postura que condiz com a dos autores dos manuais e artigos que defendem o uso da norma padrão da língua. Este artigo é composto por dados qualitativos e bibliográficos, tendo a Análise de Discurso Crítica como estratégia de interpretação do corpus.    

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Comment citer

Mendonça, J. G. de. (2015). ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS MANAUAIS DE NORMA CULTA NOS REFERENCIAIS TEÓRICOS DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. EntreLetras, 5(2), 74–82. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/1319