LITERATURA, MEMÓRIA E HISTÓRIA
UM OLHAR TESTEMUNHAL PARA VISTA CHINESA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p150-160Mots-clés :
Vista Chinesa, Memória, TestemunhoRésumé
O artigo reflete sobre a obra Vista Chinesa, de Tatiana Salem Levy, com base na teorização sobre o testemunho, a memória e a história. A narrativa toma como ponto de ancoragem o estupro sofrido pela personagem principal, que relata aos filhos, através de uma carta, toda a cena envolvendo a situação traumática e as tramas indefinidas entre passado-presente-futuro que colocam a vida em suspenso e (des)organizam a temporalidade, o imaginário de si e a linguagem, que tenta falar sobre o impossível. A situação-limite do estupro ganha um corpo verbal sempre em falta que gira ao redor do corpo da mulher.
Téléchargements
Références
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
LEVY, Tatiana Salem. Vista chinesa. São Paulo: Todavia, 2021.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 03, p. 3-15, 1989.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
SARLO, Beatriz. Tempo passado. Cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 65-82, 2008.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Apresentação da questão: a literatura do trauma. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003a, p. 45-58.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. O testemunho: entre a ficção e o “real”. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio (Org.) História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003b, p. 371-385.
SILVA, Izabel Priscila Pimentel da. Narrando o inenarrável: a literatura de testemunho de Bernardo Kucinski. Ultras Fronteiras, Cuiabá, vol. 1, n. 1, junho de 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.