A OBRA NECROFOBIA (2014) COMO REPRESENTAÇÃO DO CINISMO MODERNO ARGENTINO

Auteurs-es

  • Pedro da Cunha Germano Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p112-127

Mots-clés :

existencialismo, cinema, América Latina, falsa consciência

Résumé

Este artigo prevê a compreensão das associações existentes entre a narrativa da obra cinematográfica argentina Necrofobia (2014) e a estrutura do cinismo moderno, segundo Peter Sloterdijk (1987), no intuito de analisar como o filme em questão trabalha sua narrativa de horror artístico para a construção da representação do horror social real.  A partir da análise do cinema como forma de reflexo da sociedade, trabalhada por Siegfried Kracauer (1985), o texto toma a narrativa da obra audiovisual para explorar a relação entre o cinismo moderno que adentrou à sociedade latino-americana e a ideologia fascista que se articula no arco narrativo do protagonista da obra.

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Biographie de l'auteur-e

Pedro da Cunha Germano, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Références

KRACAUER, Siegfried. From Caligari to Hitler. A Psychological History of the German Film. Traducción de Héctor Grossi. Espada Libros, S. L. U., Avda. Diadonal, 662-664. 08034 Barcelona, 1985.

NECROFOBIA. Direção: Daniel de la Vega. Produção: Daniel de la Vega e Néstor Sánchez. 75 min, cor. Argentina, 2014.

SARTRE, Jean-Paul. O Existencialismo é um Humanismo. Tradutora: Rita Correia Guedes. Fonte: L’Existentialisme est um Humanisme, Les Éditions Nagel, Paris, 1970.

SLOTERDIJK, Peter. Critique of Cynical Reason (Theory and History of Literature). Vol. 40. Published by the University of Minnesota Press 111 Third Avenue South, Suite 290, Minneapolis, MN 55401-2520, 1987.

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Publié-e

2022-11-17

Comment citer

Germano, P. da C. (2022). A OBRA NECROFOBIA (2014) COMO REPRESENTAÇÃO DO CINISMO MODERNO ARGENTINO. EntreLetras, 13(2), 112–127. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n2p112-127