A DINÂMICA DO SENSÍVEL E OS EFEITOS PERSUASIVOS DOS AFETOS NA CARTA “FEDRA A HIPÓLITO” (OVÍDIO, HEROIDES, IV)
DOI :
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19285Mots-clés :
Semiótica Tensiva, Retórica, Persuasão, Ovídio, HeroidesRésumé
Fundamentado principalmente nos estudos tensivos com seus desenvolvimentos conceituais, que permitiram a formalização do universo sensível, o artigo discute como se podem observar, na Carta IV, da obra Heroides, do poeta Ovídio, as tensões internas do discurso, responsáveis por criar efeitos passionais e promover a experiência sensível do sentido. A partir de um exemplo de análise pode-se reconhecer como são mobilizadas as estratégias enunciativas que gerenciam o acesso de valores ao campo de presença, e em que medida essas estratégias promovem estímulos responsáveis por determinar os modos de adesão ao conteúdo com vistas à persuasão.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.
ALBRECHT, Michael Von. Historia de la literatura romana. v. I. Barcelona: Herder, 1997.
BARTHES, Roland. A Antiga Retórica. In: Cohen, Jean et al. Pesquisas de retórica. Petrópolis: Vozes, 1975, p.147-224.
CONTE, Gian Biagio. Latin Literature: a history. Translated by Joseph B. Solodow. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.
FIORIN, José Luiz. Argumentação São Paulo: Contexto, 2015.
FIORIN, José Luiz. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014.
FIORIN, José Luiz. Linguística e pedagogia da leitura. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 107-117, 2004.
FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2.ed. São Paulo: Ática, 2001.
GREIMAS, Algirdas Julien ; COURTÉS, Joseph. Dicionário de semiótica. Trad. Alceu Dias Lima et al. São Paulo: Contexto, 2008.
GREIMAS, Algirdas Julien ; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das paixões. São Paulo: Ática, 1993.
GRIMAL, Pierre. Dicionário de mitologia grega e romana. 2.ed. Trad. Victor Jabouille. Rio de Janeiro: Bertrand, 1993.
KENNEDY, Duncan F. Epistolarity: the Heroides. In. HARDIE, Philip. (ed.). The Cambridge Companion to Ovid. United Kingdom: University Press, Cambridge, 2006, p. 217-232.
LIMA, Eliane Soares de. Semiótica e Retórica no estudo das paixões: diálogo entre a abordagem aristotélica e a perspectiva greimasiana. In: PORTELA, Jean Christus; BEIVIDAS, Waldir.; LOPES, Ivã.; SCHWARTZMANN, Matheus Nogueira (org.). Semiótica: diálogos e identidade. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012, p. 99-116.
LONGO, Giovanna “Manifestações da alteridade em ‘Fedra a Hipólito’: considerações sobre a abordagem da leitura de textos clássicos”. In: SANTOS, E.C.P. dos e PRADO, J. B.T. (Orgs.). Antigos Estranhos: alteridade e diversidade no Mundo Clássico. São Paulo: Liber Ars, 2022, p.107-126.
MANCINI, Renata. A enunciação tensiva em diálogo. Estudos Semióticos [on-line], v. 15, n. Especial, 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/156074. Acesso em 13/05/2023.
MANCINI, Renata. A tradução enquanto processo. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 40, n.3, p. 14-33, set./dez., 2020. Disponível em: www.scielo.br/j/ct/a/5fgD9VkW66TfH48C4WHBhLs/?format=pdf Acesso em 09 dez. 2024;
OVIDE. Héroïdes. Texte établi par H. Bornecque et traduit par M. Prévost. 5e édition revue et corrigée et augmentée par Danielle Porte. Paris: Les Belles Lettres, 2005.
ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. São Paulo: Ateliê Editorial, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.