AMOR E PODER
RELAÇÕES COMPLEXAS EM CANÇÃO PARA NINAR MENINO GRANDE DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI :
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19344Mots-clés :
Agenciamento feminino, amor, relações complexas, Conceição EvaristoRésumé
Este artigo reconhece as relações afetivas no romance Canção para ninar menino grande (2022), de Conceição Evaristo, como redes complexas que se (des)constroem a partir das escolhas múltiplas das personagens femininas e seu rompimento com parâmetros hegemônicos heteropatriarcais de feminilidade, acarretando manifestações distintas de agenciamento feminino em suas relações amorosas. Considerando um conjunto de perspectivas teóricas do feminismo negro, propomos uma análise do romance que revela elementos dos intricados mecanismos de construção dos afetos, ressaltando a importância deste para uma compreensão multidimensional das dinâmicas sociais e culturais do exercício do poder das personagens femininas frente ao amor.
Téléchargements
Références
COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo Editorial, 2019.
COSTA, Ana Karolina Damas da. Descaminhos femininos afro-brasileiros em Conceição Evaristo. In: GOMES, Carlos Magno; SANTOS, Jeferson Rodrigues dos (org.). Concepções Modernistas: literatura, história e cultura. Aracaju: Criação Editora, 2022. p. 57-68. Disponível em: https://editoracriacao.com.br/concepcoes-modernistasliteratura-historia-e-cultura. Acesso em: 6 agosto 2024.
DUARTE, Constância Lima. Canção para ninar menino grande: o homem na berlinda da Escrevivência. In: DUARTE, Constância Lima; NUNES, Isabella Rosado. Escrevivência - a escrita de nós. Reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. p. 134-151.
EVARISTO, Conceição. Canção para ninar menino grande. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2022.
hooks, bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. Tradução de Cátia Bocaiuva Maringolo. São Paulo: Elefante, 2019.
hooks, bell. Tudo sobre o amor: novas perspectivas. Trad. Stephanie Borges. 1ª edição. São Paulo: Elefante, 2020.
LORDE, Audre. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Trad. Stephanie Borges. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© EntreLetras 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.