MEMÓRIAS AFRODIASPÓRICAS, VOZES POÉTICAS E PERFORMANCE NEGRA NA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE QUARTO DE DESPEJO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19381

Mots-clés :

Quarto de Despejo, Memórias Afrodiaspóricas, Vozes Poéticas, Performance Negra

Résumé

Na escrita autobiográfica de Quarto de Despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, as tessituras poéticas de vozes femininas e a performance negra representam o eco de resistência e existência da população afrodescendente. Nessa senda, propõe-se analisar de que maneira o estudo do texto literário afro-brasileiro de autoria feminina, Quarto de Despejo, e as representações das memórias afrodiaspóricas, das vozes poéticas e da performance negra podem representar o fortalecimento das identidades afrodescendentes. A ideia é fomentar o respeito às diferenças, à memória e à inclusão dos agrupamentos identitários, numa perspectiva antirracista, intercultural e decolonial.

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Biographie de l'auteur-e

Fabiane de Jesus Caldas Brito, Universidade do Estado da Bahia

Mestra em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB e graduada em Letras pela Faculdade de Ciências Educacionais - FACE. Professora da Secretaria de Educação de Cairu-BA e da SEDUC-BA.

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Publié-e

2024-12-30

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Brito, F. de J. C. (2024). MEMÓRIAS AFRODIASPÓRICAS, VOZES POÉTICAS E PERFORMANCE NEGRA NA ESCRITA AUTOBIOGRÁFICA DE QUARTO DE DESPEJO. EntreLetras, 15(3), 230–246. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19381

Numéro

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DOSSIÊ: NUANCES DO PROTAGONISMO FEMININO AFRO-BRASILEIRO E AFRO-CARIBENHO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA - v. 15, n. 3, 2024