CONTRIBUIÇÕES DAS FILOSOFIAS DA LINGUAGEM E DA EDUCAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
Mots-clés :
filosofia da linguagem, filosofia da educação, educação linguística, língua inglesa.Résumé
Resumo: Neste artigo, discutimos algumas contribuições das filosofias da linguagem e da educação para o ensino de inglês. Acreditamos que, por meio de uma postura transdisciplinar, tais filosofias tendem a estimular um posicionamento crítico, tanto de educadores como de estudantes. Entretanto, percebemos que tais encontros (filosofia, educação, línguas) estão cada vez mais distantes quando pensamos, por exemplo, na grade curricular de um curso de Letras-Inglês. Assim, esta pesquisa qualitativa pretende investigar, com metodologia de revisão de literaturas e análise documental, de que formas tais filosofias contribuem para o ensino de língua inglesa.
Palavras-chave: filosofia da linguagem; filosofia da educação; ensino de língua inglesa.
Abstract: In this article, we discuss some contributions of the philosophies of language and of education to ELT. We believe that these philosophies tend to stimulate - through a transdisciplinary approach - a critical positioning from both educators and students. However, we have perceived that such encounters (philosophy, education, languages) are increasingly distant when we think about the curriculum of a licentiate degree course. Thus, this qualitative research intends to investigate - through literature review and documental analysis – the contributions of such philosophies to ELT.
Keywords: philosophy of language; philosophy of education; ELT.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.