REFLEXÕES SOBRE O III FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UFT: O CURRÍCULO COMO CAMPO DE BATALHAS IDEOLÓGICAS

Auteurs-es

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Résumé

Resumo: Este artigo nasce das observações e discussões do III Fórum de Licenciaturas, da Universidade Federal do Tocantins – UFT, do campus de Araguaína. Ele busca refletir sobre o currículo da educação básica no Brasil e suas repercussões enquanto terreno de batalhas ideológicas. Utilizamo-nos de uma pesquisa bibliográfica para nos aprofundarmos sobre tal tema de discussão tão atual. Os resultados deste artigo mostram a fragilidade dos conteúdos no currículo escolar, já que ele está sendo considerado pelas autoridades educacionais somente como um aglomerado de pontos a serem estudados. Isso somente confirma o nível de precarização a que está submetida a educação básica no Brasil.

Palavras-chave: currículo; licenciaturas; ensino.

 

Abstract: This text is born from the observations and discussions of the III Licentiate Graduations` Forum, from Federal University of Tocantins - UFT, at the campus of Araguaína. This paper seeks to reflect on the curriculum of basic education in Brazil and its repercussions as a terrain of ideological battles. We use a bibliographical research to delve into such a current discussion topic. The results of this article show the fragility of the contents in the school curriculum, since it is being considered by the educational authorities only as a cluster of points to be studied. It only confirms the level of precariousness undergone by basic education in Brazil.

Keywords: curriculum; licentiate degrees; teaching.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Téléchargements

Publié-e

2017-02-09

Comment citer

Rodrigues, W. (2017). REFLEXÕES SOBRE O III FÓRUM DE LICENCIATURAS DA UFT: O CURRÍCULO COMO CAMPO DE BATALHAS IDEOLÓGICAS. EntreLetras, 7(2), 221–131. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/2996

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s