WAYS TO UNDERSTAND THE NEW READER:

A PROPOSAL OF DIALOGUE BETWEEN THE CULTURAL HISTORY OF READING THE LITERACY STUDIES

Auteurs-es

  • Paulo Gerson Rodrigues Stefanello UFSCar

Résumé

Abstract: In this article I try to weave some characteristics related to Cultural History, whose proposals for a new historiographic established from the nineteenth century, especially with Roger Chartier and Miguel de Certeau in the French current, who well dialogue with studies developed by Bourdier. Besides, I introduce the phenomenon of representation and the reflections of the culture concept to its theoretical-methodological contribution, turning to a dialogue proposed between CH and the Literacy Studies (STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008), from which many problems emerge, especially concerning to identity issues to better understand what the so-called new reader is.

Keywords: Cultural History; historiography; literacies; reading practices.

 

Resumo: No artigo em questão busco tecer algumas características referentes à História Cultural, cujas propostas de um novo fazer historiográfico estabeleceram-se a partir do século XIX, sobretudo com Roger Chartier e Miguel de Certeau na corrente francesa, que bem dialogam com estudos desenvolvidos por Bourdier. Ainda, introduzo o fenômeno da representação e os reflexos do conceito de cultura para seu aporte teórico-metodológico, voltando-me para uma proposta de diálogo entre a HC e os Estudos do Letramento (STREET, 1984; OLIVEIRA, 2008), a partir do qual emergem diversos problemas, sobretudo referindo-se a questões de identidade a fim de melhor compreender o que seria o chamado novo leitor.

Palavras-chave: História Cultural; historiografia; letramentos; práticas de leitura.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Paulo Gerson Rodrigues Stefanello, UFSCar

Gradaudo em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Possuo experiência como docente de língua portuguesa e língua inglesa e me interessam as temáticas de pesquisa que abranjam o campo da Linguística Aplicada e suas interfaces com identidade, cultura, sociedade e educação.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-09

Comment citer

Stefanello, P. G. R. (2017). WAYS TO UNDERSTAND THE NEW READER:: A PROPOSAL OF DIALOGUE BETWEEN THE CULTURAL HISTORY OF READING THE LITERACY STUDIES. EntreLetras, 7(2), 209–220. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/3036