CRENÇAS E FORMAÇÃO DOCENTE
O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM FOCO
Résumé
Objetivou-se nesta pesquisa investigar as crenças de professores sobre o processo de aprendizagem de Língua Inglesa, a partir de suas narrativas de aprendizagem. Para atingir este objetivo, esta investigação teve como arcabouço teórico diferentes discussões linguísticas e sócio-culturais relacionadas à Língua Inglesa (LI) na era de globalização, conceito de crenças e formação docente de línguas. Trata-se de uma pesquisa qualitativo-interpretativista. O corpus foi constituído de narrativas de aprendizagem de Língua Inglesa de professores disponíveis no banco de dados do projeto Aprendendo com Memórias de Falantes e Aprendizes de Língua Estrangeira (AMFALE), da Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os resultados da análise enfatizam que é necessário repensar sobre as políticas de formação de professores de línguas no Brasil, com vistas a uma possível (re) formulação das mesmas, no intento de buscar novos subsídios inovadores para enfrentar os desafios presentes no ensino escolarizado brasileiro hoje.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.