COLONIZAÇÃO, CULTURA E LÍNGUA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES

A QUESTÃO AFRICANA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO MUNICÍPIO

Auteurs-es

  • Neilda da Cunha Alves Ferro Instituto Federal Fluminense
  • Thiago Soares de Oliveira INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p237

Résumé

A partir da discussão sobre a presença negra no processo de construção da identidade de Campos dos Goytacazes, enfatizando o rotacismo como herança fonético-fonológica africana presente no falar dos nativos de tal região, objetiva-se verificar a relação existente entre o rotacismo, elemento fonético-fonológico de origem africana, segundo Aragão (2010/2011), a colonização e a influência histórica dos negros escravizados nestas terras. Para tanto, este trabalho teórico ampara-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica e justifica-se com base em disposições expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Neilda da Cunha Alves Ferro, Instituto Federal Fluminense

Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e licenciada em Letras (Português e Literaturas) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense. Atua como Assistente Social na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Sociais de Campos dos Goytacazes/RJ, bem como na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra/RJ. Tem interesse nas áreas de Lingüística e Questões Sociais e Raciais.

Thiago Soares de Oliveira, INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Doutorando e Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professor da Licenciatura em Letras do Instituto Federal Fluminense e Coordenador do projeto de pesquisa "O Português Histórico e a sua aplicabilidade na explicação de fenômenos fonéticos da Língua Portuguesa", registrado no Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL).

Téléchargements

Publié-e

2019-01-21

Comment citer

Ferro, N. da C. A., & Oliveira, T. S. de. (2019). COLONIZAÇÃO, CULTURA E LÍNGUA EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: A QUESTÃO AFRICANA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO MUNICÍPIO. EntreLetras, 9(3), 237–260. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n3p237

Numéro

Rubrique

Temas Livres

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s