A OFERTA DA (CONTRA)PALAVRA
PRODUÇÃO ESCRITA E LEITURA ANALÍTICA À LUZ DA TEORIA DA ENUNCIAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n1p229Résumé
Este artigo apresenta uma análise de quatro versões de uma atividade escrita de caráter analítico, realizada por um grupo de alunos do primeiro ano do ensino médio em uma escola pública federal, situada no município de Congonhas-MG, focalizando a apropriação e operacionalização realizada pelos alunos do conceito de enunciação e suas categorias. (BAKHTIN/VOLOCHÍNOV, 2009; BENVENISTE, 1995; PAULINO; WALTY, 2005). Em cada versão são também apresentadas as intervenções/orientações propostas pelo docente e as adequações realizadas pelos alunos, jovens autores, no correr do processo de escrita. Tal proposta de atividade se assenta numa perspectiva que concebe a produção escrita como atividade de (re)elaboração da qual co-participam, dialogicamente, professor e alunos ao ofertarem, mutuamente, a palavra e a contrapalavra. (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2004, 2008; KOCH; ELIAS, 2015).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.