EL ARTE DE LA LÍRICA EN LA CLASE DE LITERATURA

ALGUNAS CONSIDERACIONES PARA POSIBLES ABORDAJES AL POEMA BASADOS EN LA OBRA DE HELENA KOLODY

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p100

Mots-clés :

Helena Kolody; Literatura latinoamericana; Escritura femenina

Résumé

La clase de literatura es un espacio propicio para la formación integral del sujeto mediante la reflexión sobre la relación autor, obra y sociedad. Para ello, la tarea del docente se encaminará a elegir cuál será la perspectiva utilizada para el trabajo con el texto literario y la importancia de éste para el alumnado. El presente trabajo reflexiona sobre la importancia del abordaje al texto literario de manera crítica y pretende contribuir con un posible abordaje al estudio de la poesía en clase. Para ello será utilizado como ejemplo una obra de la escritora paranaense Helena Kolody bajo la temática de la crítica social.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cristian Javier Lopez, Universidade de Vigo

Doutorando do Programa de Estudios Literarios da Universidade de Vigo-Espanha em regime de cotutela no Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Brasil. Mestre em Teatro e Artes Cênicas, área de concentração em Estudos Literários, da Universidade de Vigo-Espanha, desenvolvendo o Projeto de Pesquisa intitulado: "Diálogos entre artes: Literatura y música en confluencia". Especialista em Artes e Educação pela Centro Universitário Fundação Assis Grugacz. Graduado no Curso de Licenciatura em Música pela Anhanguera-Cascavel/PR. Graduado no curso de Artes Visuais pela Anhanguera-Cascavel/PR. Graduado do curso de Letras Português/Espanhol na Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Cascavel. Membro do Projeto de Pesquisa: Ressignificações do passado na América: Leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de histórica e ficção- vias para a descolonização, Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória. Participante do Programa de Ensino de Literatura e Cultura (PELCA)- UNIOESTE-Cascavel. Atua nas áreas de Letras, Música e Artes, com ênfase em Literatura, abarcando principalmente os seguintes temas: estudos acerca das confluências interartísticas, música e educação, literatura comparada.

Vilson Pruzak dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Letras – Profletras – da Unioeste\Cascavel-PR\UFRN-RN. Graduado em Letras – Português\Inglês pela Universidade Paranaense- UNIPAR. Professor de Língua Portuguesa do “Colégio Estadual do Campo de Rio do Salto” e do “Centro de Educação de Jovens e Adultos Professora Joaquina de Mattos Branco”. Integrante do Grupo de Investigación “Ressignificações do passado na América; processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”. 

Références

CANDIDO, Antonio. Inquietudes na poesia de Drummond. In: Vários escritos. 4. ed. (reorganizada pelo autor), São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

D´ONOFRIO, Salvatore. Poemas e Narrativas: estruturas. São Paulo: Duas cidades, 1978.

JAUSS, Hans Robert. La douceur du foyer-La lírica en 1857 como ejemplo de transmisión de normas sociales. In: WARNING, Rainer. (Ed.). Estética de la recepción. Madrid: Visor, 1989.

KOLODY, Helena. Infinita Sinfonia. A. M. WOELLNER (Org.) Curitiba, PR: Edição do autor, 2011.

MONTES, Graciela. La frontera indómita: en torno de la construcción y defensa del espacio poético. Buenos Aires: F.C.E., 2001.

NIEVA, Elba Rosa Amado. Volver a leer - El papel del docente en la recuperación del poder y el placer de la lectura. Revista do Departamento de Investigação da Escola Normal Superior Juan B. Alberdi. Disponível em: http://www.imaginaria.com.ar/17/9/lo-que-puede-la-literatura.htm. Acesso em: 21 nov. 2013.

PAZ, Octavio. Convergencias. Barcelona: Seix Barral, 1991.

ROA BASTOS, Augusto. Vigilia del Almirante. Madrid: Alfaguara, 1992.

ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. Modelos Teóricos e Estratégias de Leitura: suas implicações no ensino. Maceió: EDUFAL, 2005.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento, Caminhos e Descaminhos. Revista Pátio. ano VIII, n. 29, p. 20, fev/abr. 2004.

VILARIÑO, Idea. La masa sonora del poema. Montevideo: Biblioteca Nacional, 2016.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-15

Comment citer

Javier Lopez, C. ., & Pruzak dos Santos, V. (2019). EL ARTE DE LA LÍRICA EN LA CLASE DE LITERATURA: ALGUNAS CONSIDERACIONES PARA POSIBLES ABORDAJES AL POEMA BASADOS EN LA OBRA DE HELENA KOLODY. EntreLetras, 10(2), 100–114. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p100

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s