A FUNÇÃO SOCIAL DA BIBLIOTECA
CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2019v10n2p141Mots-clés :
formação de leitores, bibliotecário, Projeto Parada LiteráriaRésumé
Este artigo aborda a importância da formação de leitores com ênfase na função social da biblioteca e do bibliotecário como mediadores desse processo. Iniciamos o trabalho com uma breve abordagem, a partir de KLEIMAN (1995; 2011) e FREIRE (1987) sobre o processo de alfabetização, momento necessário e crucial para a formação de leitores assim como as contribuições da habilidade de leitura e escrita para a vida dos indivíduos. Com o objetivo de compreender a função social da biblioteca, bem como a responsabilidade do bibliotecário como intelectual essencial para fomentar o acesso de livros aos leitores, foi realizada uma breve revisão de literatura tendo como principais referências CASTRILLÓN (2011), LAJOLO & ZILBERMAN (1996). O trabalho apresenta ainda, uma breve análise a partir de uma entrevista com uma bibliotecária, a partir de um projeto desenvolvido que teve como objetivo oportunizar o acesso de livros para usuários do transporte coletivo de Imperatriz/MA, Projeto Parada Literária. A partir da análise, foi possível constatar que a entrevistada tem consciência da função do bibliotecário na realização de ações que aproximem o leitor do espaço da biblioteca e dos livros, embora muito ainda precise ser feito para concretizar estas ações e torná-las cada vez mais presentes em nossa realidade.
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Références
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