A INFORMAÇÃO DE PRESENTE NO PORTUGUÊS: uso da ditongação
Résumé
O mecanismo fusão, apesar de sistemático e produtivo, está à margem dos estudos demorfologia do português. A fusão é uma operação na qual uma modificação num tema de umvocábulo revela a manifestação de um conteúdo relevante para a base. Para o enfoqueestruturalista, qualquer processo que não envolva encadeamento estrito de formas constituium problema. Demonstramos, em nossa pesquisa, que a morfologia flexional portuguesa seorganiza não só por concatenação de afixos, mas também por fusão. Explicitamos diversosexpedientes de fusão – ditongação, mudança consonantal, inserção consonantal, haplologia,alternância vocálica – que manifestam conteúdos de tempo e de número-pessoa. O foco desseartigo é a fusão de presente por ditongação na morfologia verbal no português. Damos contado polo semântico utilizando Bybee (1985) e Gonçalves (2005) e demonstramos váriosexemplos no português.Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.