CONTRA O SILÊNCIO DO CATIVEIRO

ENTREVISTA COM O ESCRITOR E JORNALISTA EDUARDO REINA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p452

Mots-clés :

ditadura civil-militar, literatura de testemunho, sequestro

Résumé

Em entrevista concedida especialmente para o dossiê Literatura e História, da EntreLetras, o jornalista Eduardo Reina, autor de livros que versam sobre a ditadura civil-militar brasileira, falou-nos de seus trabalhos, em especial Cativeiros sem fim: as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil, publicado em 2019 pela Almedina.  O livro possui como objetivo principal investigar a trajetória de crianças filhas de militantes políticos e oponentes do regime militar, que foram sequestradas durante a ditadura civil-militar (1964-1985), sobretudo filhos de militantes e camponeses da Guerrilha do Araguaia, ocorrido no Sudeste do Pará e Norte do Tocantins, entre 1972 e 1975.  Como resultado de pesquisa, na entrevista o autor desnuda esse crime de lesa-humanidade até hoje não reconhecido pelo Estado brasileiro, bem como aponta acerca dos medos e traumas presente na Região do Bico do Papagaio/TO, latente ainda em virtude da ação militar empreendida no período.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cesar Alessandro Sagrillo Figueiredo, Universidade Federal do Tocantins

Está vinculado como Prof.º Adjunto II em Ciência Política no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Tocantins (UFT) e líder do Grupo de Pesquisa Violência e Estado, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Possui doutorado em Ciência Política na linha de pesquisa de Política Internacional pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2013. Possui Mestrado em Ciência Política pela mesma Instituição e programa, em 2009. Também, foi professor pela UFRGS no curso O ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO. Foi bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) no Programa de Pós-Graduação em Ciências Política (PPGCPOL), fazendo parte da equipe do Projeto de Investigação de Metodologia de Pesquisa em Ciência Política do Núcleo de Políticas Públicas (NEPU) e como professor docente do PPGCPOL/UFPel, no período 2013/2014. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, na gestão de abril de 2015 a abril de 2017. Realizou estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa com o tema acerca da Literatura do Exílio, no período 2017/2018. Está credenciado como professor permanente no PPG Letras/UFT. Atualmente, realiza estágio de Pós-doutorado no PPG Letras da UFT, desenvolvendo pesquisa sobre cinema e literatura política, no período de 2019/2020. Trabalha com a linha de pesquisa em Memória Política, Partidos Políticos, Ditadura Militar e Literatura Política, realizando pesquisa sobre a Guerrilha do Araguaia, Justiça de Transição e Literatura do Testemunho.

Références

REINA, Eduardo, Cativeiro sem fim: as histórias dos bebês, crianças e adolescentes sequestrados pela ditadura militar no Brasil. São Paulo: Ed. Alameda, 1919.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-01

Comment citer

Figueiredo, C. A. S., & Oliveira da Silva, L. H. (2020). CONTRA O SILÊNCIO DO CATIVEIRO: ENTREVISTA COM O ESCRITOR E JORNALISTA EDUARDO REINA. EntreLetras, 11(1), 452–461. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p452

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s