ESCOLHAS LITERÁRIAS E USO DE ANTOLOGIAS POÉTICAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO

Auteurs-es

  • Clecio dos Santos Bunzen Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Lucas Dantas UFPE

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p170-191

Résumé

A seleção dos textos literários para trabalhar com as turmas do Ensino Médio tem sido um desafio para os(as) professores(as), uma vez que a autoria docente e os aspectos pedagógicos (curriculares, didáticos, etc.) atravessam tais escolhas. No intuito de refletir sobre a mediação do texto literário na escola, trazemos uma experiência recente com a construção de uma antologia poética a qual foi utilizada em um turma do 2º ano do Ensino Médio, no contexto do estágio supervisionado de um curso de Letras. A partir de tal experiência, discutiremos sobre os critérios e (im)possibilidades para organizar uma antologia para jovens do ensino médio, afastando-se das escolhas prescritas pelos exames vestibulares e pelos livros didáticos. Ao mesmo tempo, o uso da antologia implicou uma reflexão pedagógica sobre os modos de ler e de avaliar a compreensão do texto na escola, destacando os processos singulares e subjetivos de apreciação estética e ética dos leitores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, José Hélder Pinheiro. A poesia na sala de aula. In: Revista Linha D'água, São Paulo, n.5, p. 72-76, 1988.

______. Uma proposta de leitura de poesia a partir do acervo do PNBE. In: Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 52, p. 103-119, abr./jun. 2014.

AGUIAR, Ivonete. O lugar da literatura no Ensino Médio: critérios de seleção dos textos literários. In: Anais do SIELP (2014). Disponível em: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/11/1001.pdf Acesso em: 15 abr. de 2020.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BARTHES, Roland. Da leitura. In.: O rumor da língua. Tradução de Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BEACH, Richard; APPLEMAN, Deborah; FECHO, Bob; SIMON, Rob. Teaching Literature to Adolescents. 3ª edição. New York: Routledge, 2016.

CADEMARTORI, Lígia. Escolhas do vestibular: a questão dos critérios. In: Maria Zélia Machado et alli (Orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CASTELL, Suzanne, LUKE, Allan; LUKE, Carmem. Language Authority and Criticism: readings on the school textbooks. Falmer Press, London, 1989.

COSSON, Rildo. Leitura literária: a seleção dos textos. In.: Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014a.

___. A literatura em todo lugar. In: Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto, 2014b.

___. A seleção de textos literários em três modos de ler. In: Maria Zélia Machado et alli (Orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CHIAPPINI, Ligia Morais. A invasão da catedral: literatura e ensino em debate. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1983.

DALVI, Maria Amélia. Literatura na escola Propostas didático-metodológicas. In.: Maria Amélia Dalvi, Neide Luzia Rezende e Rita Jover-Faleiros (Orgs). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

DIAS, Ana Crélia. Percursos da formação do leitor de literatura. In.: Tânia Guedes Magalhães, Andreia Rezende Garcia-Reis e Helena Maria Ferreira (orgs.). Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente. Campinas, SP: Pontes editores, 2017.

DIONÍSIO, Maria de Lourdes. A Construção Escolar de Comunidades de Leitores. Leituras do Manual de Português. Porto: Almedina, 2000.

ESCARPIT, Robert. Sociologia da literatura. Lisboa: Editora Arcádia, 1969.

FERNANDES, Célia; PAULA, Flávia. Literatura em minha casa: a seleção de livros para crianças. In: Márcia da Silva e Estela Bertoletti (Orgs.) Literatura, leitura e educação. Rio de Janeiro: EDURJ, 2017.

FERNANDEZ, Cida; MACHADO, Elisa; ROSA, Ester. O Brasil que lê: bibliotecas comunitárias e resistência cultural na formação dos leitores. Centro de Cultura Luiz Freire, Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, 2019.

FISCHER, Luis Augusto. O fim do cânone e nós com isso. In: Remate de Males, v. 34, n. 2, p. 573-611, 2014.

FISCHER, Luís Augusto et al. A Literatura no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nonada: letras em revista. Porto Alegre, RS. N. 18 (jan./jun. 2012), f. 111-126, 2012.

GERALDI, João W. SILVA, Lilian; FIAD, Raquel. Linguística, ensino de língua materna e formação de professores. D.E.L.T.A. São Paulo. v.12, n.02, p.307-326, 1996.

JURADO, Shirley. Leitura e Letramento escolar no Ensino Médio: um estudo exploratório. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada), PUC-SP, 2003.

HOUDART-MÉROT, Violaine. Da crítica de admiração à leitura “scriptível”. In.: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard; REZENDE, Neide (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

LUFT, Gabriela F. C.; FISCHER, Luís A. A abordagem da literatura no Exame Nacional do Ensino Médio. In.: MARCUSCHI, Beth; LUNA, Tatiana S (orgs.). Avaliação de língua portuguesa no novo ENEM.Jundiaí: UniAnchieta, 2017.

KLEIMAN, Angela. Professores e agentes de letramento: identidade e posicionamento social. Filologia E Linguística Portuguesa, (8), 2006, 409-424.

MACHADO, Anna Rachel. O diário de leituras: a introdução de um novo instrumento na escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MACHADO, Maria Zélia; MARTINS, Aracy. Leitores “escolhedores” e práticas de seleção de livros da literatura. In: Maria Zélia Machado et alli. (Orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MARINHO, Marildes. A oficialização de novas concepções para o ensino de português no Brasil. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Estadual de Campinas, 2001.

MEDEIROS, Rejane. Gramática e texto literário em livros escolares de português da primeira metade do século XX. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade Federal de São Carlos, 2015.

PAIVA, Aparecida. (Org.). Literatura fora da caixa: o PNBE na escola – Distribuição, circulação e leitura. São Paulo: Editora da UNESP, 2012.

PAIVA, A.; SOUZA, R. J.; CORRÊA, H. T. (Org.). Literatura e ensino médio: acervos, gêneros e práticas. Campinas: Mercado Aberto, 2011.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

PINHEIRO, Hélder. Reflexões sobre o livro didático de literatura. In: Clécio Bunzen e Márcia Mendonça (Orgs). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006.

RAZZINI, Márcia. Antologia Nacional (1895-1969): museu literário ou doutrina? Dissertação (Mestrado em Teoria Literária). Universidade Estadual de Campinas. 1992.

REZENDE, Neide. O ideal de formação pela literatura em conflito com as práticas de leitura contemporâneas. In: SANTINI, J. (Org.). Literatura, crítica, leitura. Uberlândia: EDUFU, 2011.

RODELLA, Gabriela. As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. Tese (Doutorado em Educação), FE-USP, 2013.

ROJO, Roxane; CORDEIRO, Glaís. Apresentação: gêneros orais e escritos como objetos de ensino: modo de pensar, modo de fazer. In: SCHNEUWLY. B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SANTANA, Gabriel. Antologia sobre guerra. Universidade Federal de Pernambuco. Colégio de Aplicação. 2018.

SANTANA, Maria Helena. Introdução: a historicidade da literatura. Revista de Estudos Literários, n.09, 2019. pp. 11-19.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos da pedagogia da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (Orgs.). Escolarização da leitura literária. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

____. O jogo das escolhas. In: Maria Zélia Machado et alli (Orgs.). Escolhas (literárias) em jogo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TAVARES, Maria Sousa. A transmissão escolar dos valores literários. Os textos consagrados. In: Fátima Siqueira, Rui Vieira de Castro & Maria de Lourdes Sousa (Orgs.). O ensino-aprendizagem do Português: teoria e práticas. Universidade do Minho, 1989, pp. 91-124.

TRAGINO, Arnon. Listas literárias e suas indicações: a divulgação da literatura brasileira no exterior. In: Fronteira Z. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária, n. 19, p. 97-110, 2017.

TRAGINO, Arnon. Livros, leituras e leitores: a literatura do Espírito Santo no vestibular da UFES. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Espírito Santo. 2015.

WALD, Alan. Hegemony and literary tradition in the United States. In: Suzanne De Castell, Allan Luke and Carmen Luke. (Orgs.) Language, Authority and Criticism. London: Falmer Press, 1989, pp. 3-16.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1969.

ZAPPONE, Mirian. Literatura juvenil brasileira: espaço e representação social em acervo do PNBE. In: Márcia da Silva e Estela Bertoletti (Orgs.) Literatura, leitura e educação. Rio de Janeiro: EDURJ, 2017.

Téléchargements

Publié-e

2021-03-06

Comment citer

Bunzen Júnior, C. dos S., & Dantas, L. (2021). ESCOLHAS LITERÁRIAS E USO DE ANTOLOGIAS POÉTICAS NA SALA DE AULA DO ENSINO MÉDIO. EntreLetras, 11(3), 170–191. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p170-191