MEDIAÇÃO DA LEITURA EM BIBLIOTECAS
APROXIMAÇÃO ÀS ESPECIFICIDADES DA LEITURA LITERÁRIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2020v11n3p57-74Résumé
O presente texto tem por objetivo tratar das especificidades da mediação da leitura literária em bibliotecas. Inicia-se com descrição dos paradigmas de bibliotecas, dado que para entender a relação entre Bibliotecas e Literatura, faz-se necessário compreender os modelos de biblioteca e a influência que podem exercer na relação dos leitores com as obras literárias e com a leitura de forma geral. Em seguida, trata das funções da literatura, sua relação com a formação, conhecimento, experiência, terapia, entre outras. Por fim, reflete sobre a importância das categorias compartilhamento e escuta para a mediação da leitura literária em bibliotecas, uma mediação a ser planejada de forma criteriosa, à luz de conhecimentos específicos, dado que não se constitui como simples transmissão ou mera permissão de acesso aos bens culturais.
Téléchargements
Références
ALMEIDA JR., O. F.; BORTOLIN, Sueli. Mediação da informação e da leitura. In: SILVA, T. E. da. (Org.) Interdisciplinaridade e transversalidade em Ciência da Informação. Recife: Néctar, 2008.
BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do Gato, 2012.
BENJAMIN, W. Experiência e pobreza. In: ______. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 114-119.
BOSI, A. Considerações sobre tempo e informação. In: SEMINÁRIO “INTERNET, MENTE E SOCIEDADE”, I, 1995, São Paulo. Anais... São Paulo: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Disponível em: <http://www.iea.usp.br/publicacoes/textos/bosiinternet.pdf/at_download/file>. Acesso em: 01 mai. 2020.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Remate de Males, Campinas: SP, p. 81-90, dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701>. Acesso em: 16 jul. 2019.
______________. O direito à literatura. In:______. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Ed. Unesp, 2009.
COMPAGNON, A. Literatura para quê? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.
ECO, U. Sobre algumas funções da literatura. In: ________________. Sobre literatura: ensaios. Rio de Janeiro: Record, 2003.
GALLIAN, D. A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma. São Paulo: Martin Claret, 2017.
GOLDIN, D. Apresentação. In: PATTE, G. Deixem que leiam. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação & Informação. Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, mai/ago. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994>. Acesso em: 07 abr. 2020.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.
JOUVE, V. A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
LANGLADE, G. O sujeito leitor, autor da singularidade da obra. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, dez. 2011. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/2444>. Acesso em: 16 jul. 2019.
LÓPEZ, M. E. Mediação e formação de leitores. In: Mediação: cultura, leitura e território. São Paulo: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, SP Leituras, 2019. Notas de biblioteca, v. 12, p. 47-62.
OBATA, R. K. Biblioteca interativa: construção de novas relações entre biblioteca e educação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, Nova Série, v.1, n.1, p. 91-103, 1999.
OBERG, M. S. P. Informação e significação: a fruição literária em questão. 2007. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-23072009-161746/publico/1368444.pdf>. Acesso em: 11 abr 2020.
OLIVEIRA, A. L. de. Cultura na fazenda: um estudo sobre a apropriação da leitura como negociação de sentidos. 2009. Dissertação (Mestrado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-19102009-142344/pt-br.php>. Acesso em: 04 abr. 2020.
PATTE, G. Deixem que leiam. Rio de Janeiro: Rocco, 2012.
PAULINO, G. Círculo de leitura. In: FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; VAL, Maria da Graça Costa; BREGUNCI, Maria das Graças de Castro. (Orgs.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG, 2014. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-literaria. Acesso em: 27 fev. 2020.
PERROTTI, E. Infoeduação: um passo além científico-profissional. Informação@Profissões. Londrina, v. 5, n. 2, p. 04-31, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314>. Acesso em: 26 fev. 2020.
__________. Sobre informação e protagonismo cultural. In: GOMES, H.F; NOVO, H.F. (org.). Informação e protagonismo social. Salvador: EDUFBA, 2017, p.8-26.
PERROTTI, E; PIERUCCINI, I. A mediação cultural como categoria autônoma. Informação & Informação, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 01-22, out. 2014. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19992>. Acesso em: 15 nov. 2017.
____________. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, M. L. G.; FUJINO, A.; NORONHA, D. P. (Org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007, p. 46-95. <http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/Infoeducacao.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2017.
PETIT, M. A arte de ler ou como resistir à adversidade. São Paulo: Ed. 34, 2017.
________. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. São Paulo: Editora 34, 2013.
PIERUCCINI, I. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENANCIB - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador, 2007. Disponível em: <http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--159.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2020.
______________. A ordem informacional dialógica: estudo sobre a busca de informação em Educação. 2004. 232 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicações e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
RASTELLI, A.; CAVALCANTE, L. E. Mediação cultural e apropriação da informação em bibliotecas públicas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 19, n. 39, p. 42-58, jan/abr. 2014. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2014v19n39p43/26577>. Acesso em: 11 abr. 2020.
ROUXEL, A. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção das obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. (Org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
RUSSELL, B. O conhecimento inútil. In: ___________. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro: Sextante, 2002. p. 36-46.
SANTOS, M. A. de C. dos. Do igual, o igual, conversas desarmadas: um estudo sobre a experiência estética da leitura dialógica em Clubes de Leitura. São Paulo, 2019. 71 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-27062019-103207/pt-br.php>. Acesso em: 07 abr. 2020.
SEIXAS, C. Vivências em Biblioterapia: práticas do cuidado através da literatura. Niterói: Ed. do Autor, 2014.
SOUSA, C. Biblioterapia e a mediação afetuosa da literatura: experiências de bibliotecári@s em bibliotecas. In: PRADO, J. (Org). Mediação da leitura literária em bibliotecas. Rio de Janeiro: Malê, 2019.
SOUZA, V. de. Cultura e literatura: diálogos. São Paulo: Ed. do Autor, 2008. Disponível em: <https://www.polis.org.br/uploads/1524/1524.pdf>. Acesso em 17 abr. 2020.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
YUNES, E. A leitura e a literatura como direitos e princípios de cidadania. In: Mediação: cultura, leitura e território. São Paulo: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, SP Leituras, 2019. Notas de biblioteca, v. 12, p. 33-46.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.