A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ARAMIDES FLORENÇA.

DA ALIENAÇÃO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA MASCULINA

Autores

  • Camilla Fernandes Universidade de Franca
  • Vera Lucia Rodella Abriata Universidade de Franca

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p375-395

Palavras-chave:

Semiótica francesa; ator; identidade; violência; Conceição Evaristo.

Resumo

“Aramides Florença” (EVARISTO, 2016) relata a história de uma mulher que gradativamente se conscientiza da violência física e psicológica que sofre do companheiro.   Utilizamos o instrumental teórico da semiótica francesa com vistas a apreender as estratégias utilizadas na construção da identidade do ator feminino, por meio da análise de seu percurso. Observamos no nível do enunciado as relações polêmicas que Aramides estabelece com o pai de seu filho e as paixões que a acometem.  No presente da enunciação, por outro lado, já liberta da opressão sofrida, o ator conta sua história à narradora que simula recriá-la em suas escrevivências.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Rodella Abriata, Universidade de Franca

 Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e docente do Programa em Pós-graduação em Linguística da Universidade de Franca (Unifran).

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Publicado

2022-01-11

Como Citar

Fernandes, C., & Rodella Abriata, V. L. (2022). A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE ARAMIDES FLORENÇA.: DA ALIENAÇÃO À CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA MASCULINA . EntreLetras, 12(3), 375–395. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p375-395