RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA JUVENIL A Assinatura da Lei Áurea “libertação” dos escravos no Brasil- Oficinas Literárias

Autores

  • Carla Fant Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcio da Silva Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosângela Scopel Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p172-189

Palavras-chave:

Leitor Literário, Ensino Fundamental, Ressignificações da escravidão no Segundo Reinado do Brasil, Oficinas Literárias Temáticas

Resumo

A leitura literária possibilita a construção de sentidos sobre o mundo e a interpretação desse universo em determinado contexto. O resultado dessas ações pode ser diferente para cada leitor. Este vai descobrir um sentido para o que lê e uma maneira de desvendar o texto a seu modo, pois a compreensão sobre leitura vai além do que está escrito, é um processo que depende de conhecimentos e interesses prévios ao ato da leitura. Por isso, propomo-nos a estabelecer reflexões sobre a formação do leitor literário nos anos finais do Ensino Fundamental e apresentar uma metodologia que se efetiva por meio de “Oficinas literárias temáticas” que abordam “Ressignificações do Segundo Reinado do Brasil”, mais especificamente no que se refere ao processo de escravidão, refletindo sobre narrativas híbridas de história e ficção. Para alçar tais objetivos, ancoramo-nos em conceitos fundamentais que permeiam abordagens referentes à formação do leitor literário e ao papel humanizador e transformador da literatura, como destacados em Candido (1972; 2011), Jauss (1979), Mendoza Fillola (1994), Fleck (2007; 2017; 2019), Zucki (2015) entre outros. Além disso, com a valorização da leitura literária em sala de aula, procuramos fundamentar uma perspectiva descolonizadora a respeito dos eventos históricos desse contexto acima mencionado, de modo a desconstruir certos conceitos arraigados na sociedade, tais como heroísmo, progresso e desenvolvimento e apontar uma valorização das vozes marginalizadas, vítimas de violência e exploração e ainda hoje vistas de forma discriminatória pela sociedade hegemônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Fant, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra no Programa Profletras - Mestrado Profissional em Letras da Unioeste/Cascavel-PR; integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”

Marcio da Silva Oliveira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Letras pela Universidade Estadual de Maringá-UEM- Maringá\PR, na área de concentração Estudos Literários: Literatura e Historicidade. Bolsista Capes\Fundação Araucária de Pós-doutorado em Literatura Comparada na Unioeste-Cascavel-PR, sob supervisão do Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck. Integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América Latina: leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”, liderado pelo Prof. Dr. Gilmei Francisco Fleck.

Rosângela Scopel, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra no Programa Profletras - Mestrado Profissional em Letras da Unioeste/Cascavel-PR; integrante do grupo de pesquisa “Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de história e ficção – vias para a descolonização”

Referências

ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Unesp, 2004.

BORDIN-LUIZ, V. A leitura da literatura no ensino fundamental II: bases teóricas e práticas possíveis. 2015. (113 fs.) Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/955/1/VIVIANEBORDIN.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Legislação Informatizada – Decreto nº 847, de 11 de outubro de 1890 – Publicação Original. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-847-11-outubro-1890-503086-publicacaooriginal-1-pe.html> Acesso em 12 de outubro de 2021.

CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, 1972.

CANDIDO, A. O Direito à Literatura. In: CANDIDO, A. Vários Escritos. São Paulo/ Rio de Janeiro: Duas Cidades/ Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-191.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

FLECK, G. F. Quando as palavras saltam à vida, geram sentidos e criam consciência, forma-se um leitor: ler além dos signos – experienciar a arte constituída de palavras. Revista ENTRELETRAS (Araguaína), v. 10, n. 2, jul/dez 2019.

FLECK, G. F. O romance contemporâneo de mediação: entre a tradição e o desconstrucionismo – releituras críticas da história pela ficção. Curitiba: CRV, 2017.

JAUSS, H R. Estética da recepção: colocações gerais. In.: LIMA, L. C. (Trad. e org.). A literatura e o leitor – textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 43-61.

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2008.

LUFT, G. A literatura juvenil brasileira no início do século XXI: autores, obras e tendências. Artigo científico: Scielo, 2011. Disponível em <https://www.scielo.br/pdf/elbc/n36/2316-4018-elbc-36-111.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

MENDOZA FILLOLA, A. Literatura comparada e intertextualidad. Madrid: Editorial La Muralla, S.A., 1994.

OLIVEIRA, M. da S. O Santo Inquérito, de Dias Gomes: recepção e resistência no moderno teatro brasileiro. In: FLECK, G. F.; OLIVEIRA, M. da S.; CERDEIRA, P. de L. (orgs). Imagens da América: Representações, expressões, resistências. Curitiba: editora CRV, 2020. p. 251-276.

OTTONELLI, R. A. V. Leituras entre a ficção e a história no contexto escolar: caminhos da transdisciplinaridade com perspectivas da Guerra do Paraguai (1864-1870). 2015. (150 páginas). Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Cascavel. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/944/1/Rosmere%20V.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

SANT’ANA, M. de F. Passos Iniciais à formação do leitor literário: “Oficinas literárias temáticas” para o 3º ano do Ensino Fundamental. 2019. (161 f.) Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4784/5/Michele%20de%20F%c3%a1tima%20Sant%27Ana.pdf>. Acesso em: 08 mar.2021.

SHARPE, Jim. A História vista de baixo. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da História: novas perspectivas. Tradução Magda Lopes. São Paulo: Editora Unesp, 1992. p. 39-62.

SOUZA, M. C. F. de. Leituras de narrativas no Ensino Fundamental anos iniciais: passos à formação do leitor literário. 2019. (158 fs.) Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Disponível em:

<http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4782/5/MATILDE%20COSTA.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

SPIESS BERNARDI, S. A literatura e suas relações com outras artes: os estímulos da literatura comparada na formação inicial do leitor. 2017. (174 fs.) Dissertação (Mestrado em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Disponível em:

<http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3874/5/Simone_Bernardi2018.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

ZUCKI, R. Letramento literário: práticas de leitura do texto literário nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. (159 fs.) Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - Profletras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel. Disponível em: <http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/932/1/REN_ATA.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-01-11

Como Citar

Saldanha Fant, C. C., Oliveira, M. da S., & Scopel da Silva, R. M. (2022). RESSIGNIFICAÇÕES DO PASSADO PELA LITERATURA HÍBRIDA JUVENIL A Assinatura da Lei Áurea “libertação” dos escravos no Brasil- Oficinas Literárias. EntreLetras, 12(3), 172–189. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2021v12n3p172-189

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)