ENTRE A EDUCAÇÃO LITERÁRIA E A VALORIZAÇÃO DA LEITURA NO ENSINO MÉDIO: OS (DES)ENCONTROS DOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Resumo
Em suas mais recentes conferências, a professora Regina Zilberman – expoente dos estudos sobre a história da literatura, a formação do leitor e literatura infantil – vem alertando para o perigo de extinção do ensino de literatura no Brasil. Um discurso que, se em princípio, parece destoar do que preconizam as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM), na verdade, reitera a urgência de se fortalecer esse documento mediante um fluxo crescente de valorização das habilidades discursivas em detrimento da educação literária. Movimento esse sustentado pelas Matrizes de Referência da Língua Portuguesa – construídas pelo governo em 1991 e atualizadas em 2001, com o objetivo principal de descrever as competências e habilidades a serem exigidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no qual estão inseridos instrumentos governamentais de avaliação como a Prova Brasil e o Enem. Diante do cenário descrito, pretendemos neste trabalho cotejar os diferentes conceitos de literatura presentes nas OCEM e nas Matrizes de Referência da Língua Portuguesa e seus efeitos para o ensino da literatura em escolas brasileiras cada vez mais preocupadas com índices de qualidade, metas e rankings.
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