“DE UM BRASIL QUE ERA FELIZ E SABIA”
A PERSUASÃO E A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE FUTURO
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19286Palavras-chave:
Semiótica Discursiva, Comunicação de massas, Manipulação, Persuasão, PolíticaResumo
A semiótica contemporânea tem conduzido seus horizontes rumo ao estudo da persuasão em textos veiculados às grandes massas (Fontanille, 2016). Este trabalho compreende-se nessa perspectiva ao analisar um tweet do perfil @LulaOficial, observando as estratégias empregadas no fazer persuasivo do texto. Para isso, utilizou-se a semiótica clássica (Barros, 2005; Fiorin, 1996; Greimas, 1986, 2022), seus desdobramentos na semiótica plástica (Pietroforte, 2016) e na comunicação de massas (Fontanille, 2016; Teixeira, 2022, 2023), detalhando a tarefa do enunciador de conquistar, mediante os aspectos discursivos e narrativos, a adesão dos enunciatários a um programa conjuntivo do passado por meio de um enunciado sincrético.
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