CRÔNICAS DE UM PASSADO QUE VERDADEIRAMENTE NOS PERTENCE
MEMÓRIA E PATRIMÔNIO EM MANUEL BANDEIRA
Resumo
Resumo: Apresentamos leitura das crônicas de Manuel Bandeira a propósito da temática do patrimônio. Apoiados nos conceitos de “ótica museológica” e “imaginação museal” (CHAGAS, 2006; 2009) referentes à percepção sensível para questões museológicas e patrimoniais, analisamos tais crônicas pelo que denominamos de “visão de mundo patrimonial”. Metodologicamente, selecionamos as crônicas em que defende uma política de preservação, divulgação e educação do patrimônio material e imaterial na imprensa brasileira de 1930 a 1960. Com o estudo, enfatizamos a atuação poética e política do autor – que fora inclusive indicado para membro do conselho consultivo do SPHAN desde 1938 –, no debate preservacionista pós-1930.
Palavras-chave: crônica; Manuel Bandeira; memória; Modernismo; patrimônio histórico e artístico nacional.
Abstract: We present a reading of Manuel Bandeira’s chronicles about the subject of heritage. Based on the concepts of "museological optics" and "museal imagination" (CHAGAS, 2006; 2009) regarding sensitive perception for museological and patrimonial issues, we analyze the chronicles by what we call "patrimonial worldview". Methodologically, we selected the chronicles in which he defended a policy of preservation, dissemination and education of material and immaterial heritage in the Brazilian press from 1930 to 1960. With the study, we emphasize the poetic and political author’s performance – who had even been nominated for SPHAN consultant member since 1938 – in the post-1930 preservationist debate.
Keywords: chronicle; Manuel Bandeira; memory; Modernism; National historic and artistic heritage.
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