ATRAVÉS DA TOLERÂNCIA E DO RESPEITO À DIVERSIDADE: UMA EDUCAÇÃO PARA REEDUCAR O HOMEM ATUAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p501Resumo
Este artigo nasce dos estudos e pesquisas sobre o conceito de cultura e identidade cultural na disciplina de “Tópicos I: Ensino e Valorização da Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL-UFT). Este escrito objetiva refletir e analisar a identidade cultural pós-moderna tendo em vista uma perspectiva educacional metamórfica e solidária do ser humano. A metodologia utilizada foi teórica de cunho bibliográfica, feita através de análises de artigos, revistas, livros e em sites especializados no assunto. Os resultados mostram que a desfragmentação da identidade na pós-modernidade é apenas um começo de uma nova era e um novo modo de ser-no-mundo, sem certezas, sem portos fixos, sem verdades absolutas. A crise de identidade traz consigo também uma não aceitação do outro, do diferente, do diverso. Faz-se necessário, então, uma educação que seja capaz de suscitar nas mentes o respeito às diferenças e a busca sincera da própria verdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.