CONTRIBUIÇÃO DOS MÉTODOS DE CORREÇÃO DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA AQUISIÇÃO DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n2p341Resumo
Este artigo discute as contribuições de alguns métodos de correção de produções textuais e também da prática de reescrita para a melhoria da aquisição da escrita, baseando-se em uma pesquisa qualitativa em educação, que teve como corpus textos do gênero resumo produzidos por alunos de uma turma de 9o ano do Ensino Fundamental II de uma escola municipal de Divinópolis-MG. Para isso, ancora-se nos pressupostos teóricos de Antunes (2003; 2006), Bakhtin (1992), Brasil (1998; 2016), Fiad (2009), Franchi (2006), Geraldi (2012), Gonçalves (2010), Machado (2010), Matencio (2003), Ruiz (2010). Todos os textos produzidos foram corrigidos por três diferentes métodos de correção: indicativa, textual-interativa e lista de verificação e reescritos após cada método aplicado. Os resultados apontam um melhor desempenho dos alunos em relação à escrita após a reescrita com base nas listas de verificação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.