EDUCANDO SERES HUMANOS: ABRAÇAR A VULNERABILIDADE E RESISTIR À DECADÊNCIA

Autores

  • Colena Sesanker Gateway Community College (EUA)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n1p32

Resumo

Césaire chamou uma civilização incapaz de resolver os problemas que cria de uma civilização decadente e Gordon, em sua Decadência Disciplinar, demonstra a decadência das disciplinas modernas de produção de conhecimento. Em sua insistência na completude, qualquer coisa fora desses sistemas totalizantes é, por definição, problemas. Isso cria fenômenos problemáticos: aspectos da realidade que, portanto, não são adequadamente entendidos como realidade. Gordon demonstra que, a fim de desmantelar os sistemas de justificação que produzem problemas intratáveis ​​ao negar a realidade, não basta simplesmente mudar o conteúdo de nossa educação - também precisamos mudar a metodologia que produz uma visão distorcida da realidade que nos afasta. de toda a realidade social, incluindo os aspectos sociais de nós mesmos. O diagnóstico de Gordon de decadência disciplinar tem implicações não só para o que ensinamos, não apenas para quem ensina, mas, mais fundamentalmente, como devemos ensinar e como devemos aprender, a fim de facilitar a liberação.

Palavras-chave: decadência; pedagogia; maturidade; forma de realização; vulnerabilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Sesanker, C. (2018). EDUCANDO SERES HUMANOS: ABRAÇAR A VULNERABILIDADE E RESISTIR À DECADÊNCIA. EntreLetras, 9(1), 32–45. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2018v9n1p32