A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM “CONCERTO BARROCO”
Resumo
O presente trabalho pauta-se em uma discussão acerca do contexto da literatura hispanoamericanado século XX (em especial, a de Alejo Carpentier) sob uma ótica histórica. Para taltarefa, enfocamos uma obra do autor, o romance Concerto Barroco, de 1974. Estruturamosnosso texto em três partes: a primeira trata de alguns tópicos de intersecção entre a Literaturasui generis e a História. Em seguida, restringimos a Literatura ao contexto hispano-americano,para discuti-la sob um prisma analítico, no que diz respeito a suas conexões com o discursohistórico. Por fim, analisamos o romance carpentieriano Concerto Barroco, partindo deconceitos fundamentais da teoria sobre a metaficção historiográfica.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.