A EMERGÊNCIA DE UMA ÓPERA ALEMÃ NO PRIMEIRO ESCRITO DE RICHARD WAGNER

Autores

  • Leandro Couto Carreira Ricon

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol3n0pp%25p

Resumo

Este artigo visa analisar o texto ‘Die deutsche Oper’ [A Ópera Alemã],escrito em 1834 pelo compositor do romantismo alemão Richard Wagner(1813-1883). Neste texto o compositor demonstra a necessidade de criação deuma ópera alemã pura, visando a criação de uma ópera nacional queinfluenciaria a plurificação do sentimento nacionalista nos estadosgermânicos no momento prévio da unificação, que ocorreria em 1871. Paramais completo entendimento do artigo, oferecemos ao leitor a nossa traduçãodo texto analisado [a primeira que temos notícia para o português].Utilizamos para este artigo a teoria da ‘função social da arte’ oferecida porErnst Fischer; a conceituação de ‘arte de artista’ e ‘arte de artesão’ oferecidapor Norbert Elias e, como método, pensamos na interação ‘arte-sociedade’,especialmente ‘música-sociedade’, pensada por Theodor Adorno, FrédricJameson e Jean Duvignaud.

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Como Citar

Carreira Ricon, L. C. (2015). A EMERGÊNCIA DE UMA ÓPERA ALEMÃ NO PRIMEIRO ESCRITO DE RICHARD WAGNER. Revista Escritas, 3. https://doi.org/10.20873/vol3n0pp%p