HISTÓRIA, LITERATURA E GÊNERO: POSSÍVEIS USOS A PARTIR DE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol5n2pp%25pPalavras-chave:
Literatura, gênero, representação, historiografia, século XIX.Resumo
Durante o século XIX, mas não exclusivamente apenas nesse período, as mulheres eram vistas como inferiores ao homem, tanto física, quanto intelectualmente. Em virtude dessa visão de mundo, a educação e a instrução que se dedicaram a elas privilegiaram as prendas domésticas, a busca de um bom casamento e a maternidade como um ideal. Essa mentalidade assentava-se em uma representação social que percebia as mulheres "ideais" como boas esposas e mães. Baseados nessa visão de mundo cristã, toda uma mentalidade em torno das mulheres irá se afirmar, contribuindo para que as práticas sociais de gênero na primeira metade do século XIX no Brasil, fossem elaboradas em torno delas. A literatura da época, como arte filha de seu tempo, inspirou-se nessas representações sociais, em maior ou menor grau, para criar seus enredos, seus romances. Foi o que ocorreu com Maria Firmina dos Reis, autora maranhense oitocentista, que partindo de seu lugar social e da forma como recebeu e interpretou as representações sociais de gênero de seu período, escreveu o romance Úrsula, do qual nos valemos da personagem central, homônima do romance, para este artigo, tentando demonstrar como é possível, a partir da utilização da literatura enquanto fonte histórica, compreender aspectos das relações de gênero de um dado período passado.Downloads
Como Citar
Mendes, M. R. T. (2015). HISTÓRIA, LITERATURA E GÊNERO: POSSÍVEIS USOS A PARTIR DE ÚRSULA, DE MARIA FIRMINA DOS REIS. Revista Escritas, 5(2). https://doi.org/10.20873/vol5n2pp%p
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.