ESTUDANTES INDÍGENAS NA ESCOLA DA CIDADE? ENCONTROS, RESISTÊNCIAS E INVISIBILIDADES:

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n01pp99-120

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estudar a presença indígena na Escola Estadual Antônio Vicente Azambuja, as relações produzidas pelos diferentes sujeitos no âmbito da instituição e o modo como a escola (in) visibiliza as diferenças étnicas através de fontes escritas e etnográficas. A etnografia, enquanto um procedimento teórico e metodológico possibilitou estabelecer uma relação dialógica com os sujeitos e os grupos que permeiam a pesquisa antropológica. Para tal, trouxemos à reflexão os discursos institucionais que operacionalizam a visibilidade ou invisibilidade de estudantes indígenas da escola. Somado a isto, apresentamos dados do trabalho de campo no cotidiano da escola. Verificamos o pacto de silêncio, que impede de falarmos de diferenças.

 

 

 

Biografia do Autor

Noêmia dos Santos Pereira Moura, Universidade Federal da Grande Dourados - MS

Graduada, especialista e mestre em História, na linha de História Indígena, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de Etnologia Indígena. Professora de nível superior desde 1993, atualmente no quadro efetivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), lotada no curso de Ciências Sociais e no mestrado em Antropologia. Os temas de pesquisa e extensão são história e etnologia indígenas no Brasil, educação escolar indígena, religiosidades indígenas e protagonismo dos povos indígenas. E-mail:  noemiamoura@ufgd.edu.br

Rodrigo Novais Menezes, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul

Graduado licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Especialista em Cultura e História Indígena pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Antropologia (UFGD). Professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul. E-mail: rodrigonovais-m@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-11-14

Como Citar

Moura, N. dos S. P., & Novais Menezes, R. (2022). ESTUDANTES INDÍGENAS NA ESCOLA DA CIDADE? ENCONTROS, RESISTÊNCIAS E INVISIBILIDADES: . Revista Escritas, 14(01), 99–120. https://doi.org/10.20873/vol14n01pp99-120