“TE AJEITA, PAJÉ!”: A IMPRENSA JORNALÍSTICA E OS SIGNIFICADOS DA PAJELANÇA NA CIDADE DE MANAUS-AM (1904-1918)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol14n02pp91-111

Resumo

Em Manaus, a pajelança será um termo genérico usado pela imprensa para nomear o conjunto de práticas específicas de contato com o mundo extracorpóreo. O texto objetiva investigar os significados de tais práticas na capital amazonense atribuídos por periódicos entre 1904 e 1918, época de intensificação da perseguição aos pajés, por meio de três casos relatados na imprensa escrita. Percebeu-se que os responsáveis pela obtenção de informações da espiritualidade foram tratados como charlatães (desde que não a serviço dos periódicos, aí serão profetas): um mal a ser erradicado. Conclui-se que a perseguição de práticas religiosas consideradas “populares” lastreou-se pela história brasileira como alvo de preconceito e marginalização – dados que também fazem parte da realidade manauara.  

Biografia do Autor

Adan Renê Pereira da Silva, Faculdade Salesiana Dom Bosco

Pesquisador de culturas populares, com destaque para questões de gênero, diversidade sexual e africanidades na Amazônia. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (2016-2020). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (2012-2013). Especialista em História da Saúde na Amazônia pela FIOCRUZ-AM. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Adriano Magalhães Tenório, Secretaria Municipal de Educação de Barreirinha

Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Licenciado em História pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Professor da Secretaria Municipal de Educação do município de Barreirinha/AM (SEMED). Tem interesse por pesquisas sobre religiões populares na Amazônia (afrobrasileiras e pajelança), uso de fontes jurídicas, policias, jornalísticas e orais, organização de documentos e acervos e afins, além de produções artísticas/culturais e científicas.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Pereira da Silva, A. R., & Tenório, A. (2022). “TE AJEITA, PAJÉ!”: A IMPRENSA JORNALÍSTICA E OS SIGNIFICADOS DA PAJELANÇA NA CIDADE DE MANAUS-AM (1904-1918). Revista Escritas, 14(02), 91–111. https://doi.org/10.20873/vol14n02pp91-111