RAÇA, GÊNERO E SEXUALIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ESTUDANTES LGBT+ NEGROS
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol14n02pp164-183Resumo
Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão bibliográfica acerca das opressões de raça, gênero e sexualidade (GONZALEZ, 2020; LOURO, 2014; MISKOLCI, 2014) vivenciadas por estudantes LGBT+ negros(as) no ambiente escolar de forma mais específica e no campo da educação, de forma mais ampla. No que tange à metodologia, optamos pela revisão bibliográfica (ALVES, 1992), esclarecendo que a revisão de estudo foi realizada sobre artigos de revistas científicas, bem como da plataforma Google Acadêmico, publicados entre os anos de 2017 a 2022. Concluímos que a escola opera seus processos educativos assentada em uma lógica colonial, cisgênera e heteronormativa, provocando assim a exclusão e a violência sobre os(as) estudantes LGBT+, situação essa que tende a ser intensificada sobre os corpos negros. Por fim, defendemos que a construção de uma educação plural e equitativa requer um currículo interseccional balizado em práticas que reconheçam, valorizem e respeitem as diferenças, bem como que questionem e combatam a inferiorização e a desumanização baseadas em critérios de raça, gênero e sexualidade.
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Copyright (c) 2022 Fernando Sousa Lima, Bruna de Souza Silva, Euclides Antunes de Medeiros, Olivia Macedo Miranda de Medeiros
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