HOMENS DE ARMAS E NEGÓCIOS: A TRAJETÓRIA DOS MERCADORES MIGUEL FERNANDES E MIGUEL GOMES BRAVO ENTRE AS DEFESAS ATLÂNTICAS E A CONQUISTA DE SERGIPE D’EL-REY (1587 – 1590)
DOI:
https://doi.org/10.20873/vol15n01pp11-32Resumo
A expansão ibérica foi marcada por guerras e comércio, provocando diferentes formas de beligerância no Atlântico e contribuindo para que europeus, africanos e indígenas guerreassem como rivais e aliados. Dentre os grupos envolvidos estiveram os mercadores, permitindo que suas experiências sejam concebidas através das propostas sobre descortinar a face dos combatentes nos conflitos (KEEGAN, 2000). Intenciona-se assim, utilizar uma abordagem microanalítica para investigar a trajetória de dois mercadores cristãos-novos na defesa da Bahia, dos Açores e na conquista de Sergipe, através de um processo inquisitorial e documentos referentes às tropas hispânicas – questionando como as guerras e o comércio impactaram suas vidas, mercancias e evidenciando práticas comerciais em meio aos conflitos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mozart Vergetti de Menezes, Maria Eduarda de Medeiros Brandão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.