A LINGUAGEM TEATRAL DE ABDIAS NASCIMENTO: "SORTILÉGIO" E A FORÇA DO DISCURSO FICCIONAL PARA AÇÃO POLÍTICA NEGRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol15n01pp226-243

Resumo

Buscando valorizar as interações entre arte e sociedade, mais especificamente as que envolvem História e Teatro, este texto recupera a trajetória teatral de Abdias Nascimento com o objetivo de analisar o texto dramático Sortilégio, escrito em 1951 e encenado pela primeira vez pelo Teatro Experimental do Negro, em 1957. A importância da peça se dá por vários aspectos, com destaque para a inserção de temas que envolvem a população negra nas páginas da dramaturgia nacional brasileira e em nossos palcos. Tomando o texto dramático e as condições de sua escrita como referência, exploramos duas discussões ao longo do artigo: a importância da elaboração ficcional para o discurso político e as relações que envolvem a modernidade teatral brasileira por meio da noção de negritude de Nascimento.

Biografia do Autor

Rodrigo Freitas Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutorado e Mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro  e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia.  Tem  experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e Teoria e Metodologia da História, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Teatro, História Contemporânea, Ensino de História, Circularidades Culturais. E-mail: rodrigo.costa@uftm.edu.br

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Publicado

2023-09-07

Como Citar

Costa, R. F. (2023). A LINGUAGEM TEATRAL DE ABDIAS NASCIMENTO: "SORTILÉGIO" E A FORÇA DO DISCURSO FICCIONAL PARA AÇÃO POLÍTICA NEGRA. Revista Escritas, 15(01), 226–243. https://doi.org/10.20873/vol15n01pp226-243