INTERSEÇÕES DA HISTÓRIA
UMA ANÁLISE DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA, PENSAMENTO CRÍTICO, CULTURA E PRÁTICAS NO CAMPO EDUCATIVO
Resumo
A História é configurada pela ação humana no decorrer do tempo e dentro do contexto do espaço social. Esta ação, embora intrinsecamente individual, frequentemente transcende o domínio pessoal e molda a sociedade de maneiras diversas. O ensino de História pode ser contemplado sob duas perspectivas distintas: a tradicional, de escopo mais limitado, e a amplificadora, de natureza mais inclusiva. Independentemente da abordagem, é imperativo que haja uma consciência histórica em cada indivíduo. Esta consciência implica na reflexão crítica do tempo vivido e na compreensão do seu significado histórico, que se concretiza através da identificação dos elementos culturais relevantes e de sua influência na formação do presente. A finalidade primordial do ensino de História reside em estabelecer uma conexão substantiva entre a vida cotidiana contemporânea e o passado historicizado. É essencial preservar a integridade e a qualidade dos conteúdos históricos adotados e utilizados, bem como sustentar a responsabilidade pedagógica e ética dos educadores e estudantes, tanto em relação a si mesmos quanto à sociedade. Desta forma, o ensino de História se estabelece não apenas como uma profissão, mas também como uma missão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 DOUGLAS MANOEL ANTONIO DE ABREU PESTANA SANTOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto posterior ao processo editorial.
- Além disso, o AUTOR é informado e consente com a revista que, portanto, seu artigo pode ser incorporado pela REVISTA ESCRITAS em bases e sistemas de informação científica existentes (indexadores e bancos de dados atuais) ou a existir no futuro (indexadores e bancos de dados futuros), nas condições definidas por este último em todos os momentos, que envolverá, pelo menos, a possibilidade de que os titulares desses bancos de dados possam executar as seguintes ações sobre o artigo:
- Reproduzir, transmitir e distribuir o artigo, no todo ou em parte sob qualquer forma ou meio de transmissão eletrônica existente ou desenvolvida no futuro, incluindo a transmissão eletrônica para fins de pesquisa, visualização e impressão;
- Reproduzir e distribuir, no todo ou em parte, o artigo na impressão.
- Capacidade de traduzir certas partes do artigo.
- Extrair figuras, tabelas, ilustrações e outros objetos gráficos e capturar metadados, legendas e artigo relacionado para fins de pesquisa, visualização e impressão.
- Transmissão, distribuição e reprodução por agentes ou autorizada pelos proprietários de distribuidoras de bases de dados.
- A preparação de citações bibliográficas, sumários e índices e referências de captura relacionados de partes selecionadas do artigo.
- Digitalizar e / ou armazenar imagens e texto de artigo eletrônico.