EDUCAÇÃO PRUSSIANA LIBERAL: A GÊNESE HISTÓRICA DO MODELO MILITARISTA DE EDUCAÇÃO NO TOCANTINS

Autores

  • Tomaz Martins da Silva Filho Universidade Federal do Tocantins
  • José Damião Trindade Rocha
  • Jocyléia Santana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.20873/vol9n1pp7-21

Resumo

Resumo: o presente trabalho disserta sobre a militarização da escola pública no estado do Tocantins, portanto, e, por conseguinte, sobre a origem do colégio militar em Palmas. Para isso, faz apanhado histórico do surgimento do militarismo, ainda nos primórdios da modernidade, e como esse modelo é instituído no Brasil. Especificamente tem como objetivo entender as justificativas para implantação do colégio militar do Tocantins. Portanto, a metodologia utilizada é a história oral, que aqui assume papel elementar para surgimento de novos dados, confronto com a história escrita e reflexividade com as teorias aí estabelecidas. Os resultados não se fecham nestes escritos, mas na verdade abre um leque de análise para escritos futuros.

 

Biografia do Autor

Tomaz Martins da Silva Filho, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocatins, Especialista em Filosofia e Ensino de Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e Graduado em Filosofia pelo instituto de Estudos Superiores do Maranhão. Faz parte do corpo docente efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tenologia do Pará.

Downloads

Publicado

2017-08-24

Como Citar

Martins da Silva Filho, T., Trindade Rocha, J. D., & Santana dos Santos, J. (2017). EDUCAÇÃO PRUSSIANA LIBERAL: A GÊNESE HISTÓRICA DO MODELO MILITARISTA DE EDUCAÇÃO NO TOCANTINS. Revista Escritas, 9(1), 7–21. https://doi.org/10.20873/vol9n1pp7-21